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%0 Thesis
%4 sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.29.05.04.58
%2 sid.inpe.br/iris@1905/2005/07.29.05.05
%F 7457
%T Análise de atitude de uma plataforma sub-orbital efetuando a desrotação por meio de propulsores
%J Attitude analyzis of a suborbital platform despins carrying out through propulsion
%D 1995
%8 1995-09-29
%9 Dissertação (Mestrado em Ciência Espacial/Mecânica Orbital)
%P 47
%A Sousa, Cristina Tobler de,
%E Pilchowski, Hans-Uhich (presidente),
%E Silva, Wilson Custódio Canesin da (orientador),
%E Rao, Kondapalli Rama,
%E Moraes Júnior, Paulo,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%C Sao Jose dos Campos
%K engenharia e tecnologia espaciais, plataformas estabilizadas, estabilização de três eixos, propulsores, controle de atitude, space engineering and technology, stabilized platforms, three-axis stabilization, thrusters, attitude control.
%X A propagação de atitude de uma Plataforma Sub-Orbital é feita através da utilização das equações de Euler, das equações cinemáticas via Quatérnios (parâmetros de Euler) e dos ângulos de Euler. Um sistema de controle constituído por quatro propulsores e usado para a estabilização desta atitude. Neste trabalho efetua-se a modelagem matemática das forcas e torques resultantes do sistema de controle de atitude. Simulações computacionais considerando a situação na qual os propulsores estão alinhados e naquela em que eles estão desalinhados são realizadas. E feita uma comparação das duas situações considerando as equações de Euler e os Quatérnios. A finalidade desta comparação e determinar qual o método que melhor se adapta ao calculo da propagação da atitude e de verificar qual o efeito causado ao se considerar certos desalinhamentos nos propulsores. ABSTRACT: The propagation of attitude of a Sub-Orbital Platform, and made ​​through the utilization of the Euler equations, the kinematic equations via quaternions (Euler parameters) and Euler angles. A control system consisting of four thrusters and used for the stabilization of this attitude. This work makes up the mathematical modeling of the forces and torques resulting from the attitude control system. Computational simulations considering the situation in which the thrusters are aligned and that they are carried misaligned station. A comparison between the two situations considering the Euler equations and quaternions. The purpose of this comparison and determine which method best suited to the calculation of the propagation of attitude and to ascertain what effect caused when considering certain misalignments thrusters.
%@language pt
%3 publicacao.pdf


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